Dom Fernando

Tradição na Educação Infantil em Vitória

Desde 1986

A História

Dom Fernando

O Centro Educacional Dom Fernando nasceu de um sonho de seus fundadores, que na ocasião buscavam uma forma de fazerem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma natural e prazerosa.

Além de pensar na qualidade do ensino que seria ministrado na escola, os fundadores também pensavam em uma forma de colaborar com as famílias cujos pais precisavam trabalhar e não tinham opção de escola integral pública onde pudessem deixar seus filhos com tranquilidade para poderem trabalhar.

Pensando nisso, resolveram em novembro de 1986 concretizar este sonho e iniciaram então o processo de implantação da escola.

Apesar do nome Centro Educacional Dom Fernando sugerir religiosidade, a escola é imparcial sobre esta questão, atendendo a todos sem distinção, inclusive se isentando de oferecer a disciplina de ensino religioso, por considerar que cada um é livre para ter suas próprias convicções.

Hino da Escola

Nossa escola Dom Fernando
É a nossa segunda casa
Nossas tias, nossas mestras
Como mães são tão amadas

Tua herança
Geração que surgiu
São teus filhos esperança (REFRÃO)
E o progresso do Brasil
Nossos colegas, companheiros Mais que amigos
São irmãos
Todos juntos percorremos
O caminho Educação.

(REFRÃO)

Ó quão bela mensagem
Dimensão do Saber
pois reflete a imagem
E a grandeza desse ser.

(REFRÃO)

Patrono da Escola

Fernando de Souza Monteiro (Dom Fernando) nasceu na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES) em 22/08/1866. Filho do Capitão Francisco de Souza Monteiro, residente em Monte Líbano, irmão de Jerônimo Monteiro, governador do Espírito Santo (1908 a 1912), e irmão de Bernardino Monteiro, também governador do Estado do ES entre 1916 a 1920.

Dom Fernando Sagrou-se em Paris. Foi preconizado Bispo em 1901. Exerceu o cargo de Bispo diocesano espírito-santense de 1902 a 1916, sendo o primeiro Bispo nascido no Espírito Santo.

Portador de invulgares virtudes foi um dos grandes prelados brasileiros de seu tempo, pela obra que conseguiu realizar com sacrifícios de toda sorte.
Merece especial atenção o Convento de São Francisco e a Igreja do Rosário, localizados no Centro de Vitória (ES), por causa das festas de São Benedito que ambos disputavam até quando o Bispo Dom Fernando de Souza Monteiro proibiu a sua realização, dando fim a tantas rivalidades existentes entre os dois grupos (CARAMURU e PEROÁ), as quais sempre terminavam em brigas odiosas, tanto em terra como no mar, obrigando a polícia a restaurar a ordem sempre que eram realizadas.

Dom Fernando faleceu no Rio de Janeiro em 23 de Março de 1916, aos 50 anos de idade.